Slow what?

Todos sabemos o que é a chamada Fast Food, não é verdade? É a comida de preparação rápida, que está praticamente pronta a ser entregue ao consumidor no momento da sua compra. Este tipo de alimentação é consequência de uma sociedade acelerada, stressada, em que as pessoas nem tempo para as refeições têm.

Em oposição ao Fast Food, surge o Slow Food, um movimento que privilegia a comida mais elaborada e preparada com pormenor, que leva o seu tempo a ser consumida, num local próprio (em casa ou num restaurante). O Slow Food é, muito resumidamente, comer sem pressa. Saborear cada refeição, se possível na companhia da família ou amigos. Defende que os alimentos devem ser saborosos e de qualidade especial, cultivados de maneira limpa, respeitando o meio ambiente, e que os produtores devem receber o que é justo pelo seu trabalho.

Este movimento foi fundado por Carlo Petrini em 1986, em Itália, tendo-se tornado uma organização internacional sem fins lucrativos em 1989. De acordo com o site oficial, tem mais de 100 000 membros em 132 países. Esta organização dinamiza diversos eventos por todo o mundo, como o Slow Fish e o Terra Madre, entre outros.


Manual do Slow Food (em Português do Brasil)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Quem somos?

Diana, Pedro e Catarina - Somos um grupo de alunos do 11º B da Escola Secundária Alves Martins, de Viseu. Realizámos este blog no âmbito da disciplina de Filosofia (Filosofia na Cidade).
E-mail: slowmovement11b@gmail.com


As imagens que não nos pertencem estão devidamente assinaladas.